15 de nov. de 2009

Evite a Celulite Mudando a Alimentação!

A celulite é um problema que atinge 99% das mulheres. Segundo a nutróloga e dermatologista Daniela Hueb, o aparecimento da celulite está ligado ao estilo de vida que a pessoa tem.

- Hereditariedade, alterações hormonais e circulatórias, fumo, sedentarismo, uso de pílulas anticoncepcionais, tratamentos de reposição hormonal e má alimentação são fatores que contribuem para agravar o problema.

As clínicas de estética e as prateleiras das farmácias estão repletas de tratamento que prometem dar um fim aos furinhos. Mas essas soluções não apresentam resultados se a alimentação não for adequada. Corrigir os hábitos alimentares é uma forma eficaz e também barata de amenizar a celulite.
- O consumo exagerado de doces e gorduras (em forma de frituras, salgadinhos industrializados, excesso de óleo vegetal nas preparações, maionese, etc.) favorece o acúmulo de gordura subcutânea e, com isso, o aparecimento da celulite.

O que é a celulite?

A má circulação causa um acúmulo de líquidos e toxinas na camada subcutânea. A inflamação que a célula sofre é a responsável pelo aspecto de casca de laranja, que aparece principalmente nas coxas e no bumbum. O quadro pode ser agravado pelo excesso de peso e pela falta de exercícios. A má alimentação colabora para o aumento do acúmulo de líquidos.

O verão está chegando e se você também quer melhorar o visual, siga as dicas da especialista.
- Se a pessoa se dedicar ao tratamento correto, é possível amenizar a celulite até o final do ano. O ideal é conciliar alimentação balanceada, atividades físicas e tratamento estético.

Evite:

Sódio: Alimentos ricos em sódio pioram a retenção de líquidos e podem aumentar o problema da celulite. Passe longe de enlatados, que além de sódio, contêm muitos conservantes. Alimentos processados e molhos, como shoyo e molho inglês, também são ricos em sódio. Não adicione muito sal aos alimentos (uma dica é não levar o saleiro à mesa).

Lactose: A lactose (açúcar do leite) também ajuda a inflamar as células, por isso deve ser consumida com moderação. Prefira iogurtes e queijos com reduzido teor de lactose.

Gorduras e açúcares: Alimentos ricos em gorduras e açúcares contribuem para a inflamação das células do tecido adiposo. Consequentemente, há o aumento de peso, que está relacionado com a celulite. Fast-food, feijoada, doces, pizza, molhos gordurosos, salgadinhos, queijos amarelos, pães refinados, bolachas recheadas e sorvetes devem ficar fora da dieta de quem não quer ter celulite.

Refrigerantes e bebidas alcoólicas: Estes produtos têm sódio, açúcar e conservantes, ou seja, uma bela combinação inflamatória. Prefira sucos naturais ou água.
 

Um comentário:

rosana disse...

olá Carine, seu blog está muito fofo! adorei!

só gostaria de fazer uma pequena correção nesta matéria da celulite.

A celulite (hidrolipodistrofia ginóide ou fibroedema gelóide - o nome verdadeiro da celulite é tao horrível quanto é horrível o pesadelo que ela nos causa.. rsrrs).. bom, a celulite não é uma inflamação das células e sim uma disfunção do tecido conjuntivo subcutâneo com evolução inicialmente esclerótica que compromete o tecido adiposo.

Bom, deixa eu explicar melhor, se a celulite fosse uma inflamação, como a grande maioria das pessoas pensam, as regiões acometidas estariam quentes e vermelhas ( o calor e o rubor são características primordiais da inflamação) e não é isso que notamos na celulite, pelo contrário, muitas vezes as regiões acometidas apresentam-se geladas ( devido a problemas circulatórios que comprometem a região) e é exatamente esse o motivo da drenagem linfática ser tão eficiente na melhora da celulite pois promove uma melhora da circulação sanguinea e linfática.

Mas não é só a drenagem isoladamente o melhor tratamento para a celulite, como você disse, uma alimentação saudável é essencial!! muitos outros tratamentos também podem ser adicionados a drenagem e a alimentação como por exemplo eletroterapia - ultrassom e correntes e os exercícios aeróbicos são importantíssimos!!

bom, qualquer dúvida deixarei aqui meu e-mail e ficarei feliz em ajudar!

parabéns pelo seu blog!!

bjsss

rosana lobão

rosana_lobão@hotmail.com